modem trava qdo tenta conectar

Olá lista, oi pessoal

Deixe-me apresentar, antes de tudo. Meu nome é Yuri, tenho 16 anos, estou no
segundo colegial e faço técnico em informática. Programo em VB, tenho noção
rudimentar de C++, Delphi, Clipper, e outras coisinhas. Tive uma palestra
sobre software livre na escola e me apaixonei pela causa, e desde então tenho
me aventurado nesse mundo.
Uso uma distribuição baseada no Debian, o Kurumin. Uso ele porque acho ele
muito prático, o script q habilita suporte ao meu modem, me ajuda muito.
Vamos a umas dúvidas:
1-) Eu habilito o script do meu modem (HSP56, MicroModem PCI, da Pctel). Uso o
Wvdial, o DIG, ou o Kppp. No Kppp, qdo a gente dá perguntar ao modem, ele até
responde. Mas conectar... De vez em quando funciona. Mas, 85% das vezes, ele
TRAVA. Eu num sei explicar o que rola. Fico todo feliz qdo conecta :-), dei
apt-get, atualizei um montão de coisas. Mas, quase sempre... Trava tudo,
teclado, mouse, tuti. Preciso dar reset na maioria das vezes. Alguém sabe o
por que? Alguém pode me ajudar, a tentar fazer alguma coisa pra não travar,
qdo tento conectar? Juro q não sei o que fornecer pra vcs tentarem me ajudar.
O que mandar, apresentar. Trava.
2-) Existe algum programa parecido com Visual Basic pra Linux?
Wel, por hoje é só.
Tks pela paciência por ler isso.

[]s
Yuri K