[OT] programação de modem ADSL

Saúde, senhores. Desculpem o offtopic, mas não pude evitar. Como os
usuários do serviço ADSL da BrasilTelecom sabem, a porta 80 é bloqueada
de alguma forma. Me disseram que essa porta é bloqueada no modem. Seria
isso verdade? Se for, então seria possível termos um firewall rudimentar
implementado no modem. Alguém sabe alguma coisa sobre isso, e se existem
ferramentas no Debian para reprogramar o modem? No meu caso, é o
US-Robotics 9001, mas se tivermos um tutorial para outro modelo,
poderíamos fazer uma readaptação.

Obrigado,
Zé

--
"Hell is empty, and all the devils are here"
              -- W. Shakespeare, The Tempest