Re: Backup ?

Em Qua, 2003-10-22 às 00:04, Ricardo Miranda escreveu:
> Ola, como posso fazer uma backup ?
>
> Explicando melhor:
>
> depois de instalar e configurar o debian qual seria o  melhor metodo
> de backup para se algo der errado e restaurar todo o sistema ?

Eu estou sando o seguinte esquema:

1) dpkg --get-selections > lista.de.pacotes.txt

Isso cria uma lista de pacotes instalados.

2) apt-get install ibackup

este pacote faz um backup dos arquivos de configuracao do /etc e de
outros progs como bancos de dados e tals, armazenando-o em um tarball
que voce pode mandar para outra maquina ou colocar num cd ou fita.

3) Copiar o arquivo /etc/apt/source.list para se ter uma copia dele.

Em caso de pau no sistema, como o que aconteceu comigo na semana passada
(fui redimensionar minha particao / para aumentar a swap e dancei o
filesystem!), eu fiz o seguinte:

1) Dei o boot pelo cd de instalacao e mandei instalar o sistema basico.

2) dpkg --set-selections < lista.de.pacotes.txt

Isto fara com que todos os pacotes que eu tinha instalado estejam na
fila para serem instalados.

3) Retornar com o arquivo /etc/apt/source.list e executar apt-get update

4) dselect install

Isto fara com que todos os pacotes instalados anteriormente sejam
novamente instalados.

5) voltar com o tarball gerado pelo ibackup para restaurar as
configuracoes anteriores.

Se voce usa 100% stable e so ir inserindo os CDs, no meu caso tive de
baixar mais de 1GB de pacotes, pois uso unstable. Mas como tenho banda
larga deu pra fazer tudo no mesmo dia.

Sobre o particionamento do disco, um /home separado e mais do que
recomendado, pois no caso de sucatar a instalacao e recomecao do zero
seus dados pessoais nao serao detonados, depois e so montar o /home que
ficat tudo como antes.

[]'s
Checked by Debian GNU/Linux <http://www.debian.org>.

"free your computer and your soul will follow..."