[FORA DO TOPICO] Uso do swap em disco

COlegas;

Desculpem pelo off-toppic, mas gosdtaria de saber mais sobre o uso da
particao swap.

Tenho um notebook com 128 de memoria RAM, e reparei no gekrelm que a
memoria ram e altamente usada e que a swap em disco, que no meu caso e
de 80MB, e muito pouco usada.

Bem, isso acontece exceto quando eu estou usando o OpenOffice.org, que
ai a memoria RAM passa a nao ser tao utilizada mas o swap de disco chega
ao uso total.

Com meus parcos conhecimentos, da pra concluir que isso torna o
OpenOffice.org muito lento, pois como o swap ocorre no disco ele fica
com desempenho condicionado ao desempenho do disco e coisas afins.

Entao gostaria de entender este funcionamento do swap, principalmente
porque o "computador popular" projetado pela UFMG trazia uma
distribuicao gnu/linux que rodava num flash card sem swap com 128 MB de
RAM.

[]'s
Checked by Debian GNU/Linux <http://www.debian.org>.

"free your computer and your soul will follow..."