Re: [FORA DO TOPICO] Uso do swap em disco

2003-10-13, 17:59 -0200, Marcio de Araujo Benedito:
> Desculpem pelo off-toppic, mas gosdtaria de saber mais sobre o uso da
> particao swap.
>
> Tenho um notebook com 128 de memoria RAM, e reparei no gekrelm que a
> memoria ram e altamente usada e que a swap em disco, que no meu caso e
> de 80MB, e muito pouco usada.
>
> Bem, isso acontece exceto quando eu estou usando o OpenOffice.org, que
> ai a memoria RAM passa a nao ser tao utilizada mas o swap de disco chega
> ao uso total.
>
> Com meus parcos conhecimentos, da pra concluir que isso torna o
> [...]

A memória SWAP é pra "completar" a memória do seu computador, e como é
em disco acaba sendo mais ou menos umas 1000 vezes mais lerda que sua
memória RAM. Se a maioria das aplicações que você usa não comem tanta
memória, então você pode tentar usar sem SWAP. Usar SWAP tem 2
vantagens:
1. Você pode usar programas que precisam de mais memória do que você
tem, quem usa gimp ou faz processamento de imagens geralmente tem
bastante Swap, 2 Gb não é incomum.
2. Você pode rodar vários programas ao mesmo tempo (na verdade você pode
rodar MAIS programas).

O Exemplo do OO.o é legal. Talvez se você tirar o SWAP, ele não rode
mais pelo motivo (1), ou tenha problemas quando estiver rodando ao mesmo
tempo um Gimp + Mozilla + Amavis + OO.o.

Às vezes é melhor ter um programa rodando mais lento, mas usando SWAP,
do que não poder usar o programa de jeito nenhum, sem SWAP.

Até

Claudio

--
+- .''`. ---| Dipl.-Inf. Univ. Claudio Clemens |------| Sid |---------+