RE: Ajudem um novato

" Você usa qual versão? É a Woody? Se for, não tem
problema, você pode usar o driver vesa para o video, que
funciona legal. Me parece que essa sua instalação não
está legal... Confira se os pacotes do X-window estão
instalados e use o comando xf86config para configurar o
hardware. Toda a configuração fica
em /etc/X11/XF86config-4  la você pode ate colocar logo
o driver vesa manualmente.

Quanto ao DNS não sei dizer...
Boa sorte e qualquer coisa mais... "

Sinceramente não sei a versão...Tem alguma maneira de ver isso? E pra falar a verdade, não fui eu quem instalei, apenas acompanhei. Quem instalou foi um dos colegas do trabalho do meu pai. Ele inclusive ganhou uma viagem ha duas semanas por ser bom em Linux, só que ele quis que eu aprendesse sozinho (a procurar também, ehehe) daí deixou isso pra eu fazer. Como eu disse antes (acho que disse), não estou conseguindo acessar os arquivos, aparece acess denied. Eu só entro como root, não sei porque acontece. Mas vou tentar novamente.

"Pra parte grafica, tenta rodar como root: xf86cfg ...
Da pra puxar qquer coisa via windows e rodar no linux sim, eh soh voce montar o sistema de arquivos do windows no linux... pra isso da uma procurada em www.debian.org, manuais, algo sobre como montar filesystems...

Leia sobre montar sistemas de arquivos, nisso esta a resposta :)
"

Eu fiz isso algumas vezes já, mas parece que minha versão do XF86 está desatualizada. Uso Ati Radeon 9000, não consta la.
Vou procurar como fazer esse sistema de arquivos, valeu.

"mount -t iso9660 /dev/cdrom /cdrom
  (/cdrom eh o diretorio onde voce vai montar o sistema de arquivos do cd)
de uma procurada em automount pra aprender como montar o drive automaticamente (como o windows)"

Um professor me disse pra digitar /mount/cdrom, mas nada acontece, vou ver com esse código que me passou se agora funciona:-)

"DSL: qual a operadora? Brasil Telecom (Turbo 300, 600 ou Megaturbo?) Ou
Velox, Speedy?

Você só precisa instalar o pacote rp-pppoe, ele te pede nome/senha e
pronto. Muito mais fácil que no ruindows. Cê não precisa de DNS, mas se
ainda assim você o quiser, aí vai:

200.199.241.17
200.199.252.68"

Uso Da Brasil Telecom, turbo 300. Esse pacote já esta no Debian ou preciso baixar? Eu pedi o DNS porque, em minhas buscas infrutíferas, sempre dizia que precisa dele, tanto o primário como o secundário. ESses que me passou são da BrTurbo?

"Como é que você está tentando abrir seus arquivos? Fais seguinte: manda
prá nóis a saída dos seguintes comandos:

ls -l
id
"

Vamos dizer que estou no diretório '/'. Dou ls e tem várias pastas, como root, etc, e outros. Pra acessar digito, p.ex., cd etc, entra nesse diretório. Dou ls aparece mais um monte de arquivos. Dai, se for diretorio, digito cd /etc/nomedodiretorio. Quando tem um arquivo, digito ./nomedoarquivo, mas em quase todos aparece acess denied. As únicas coisas que rodei foram uns joguinhos... Tentei abrir o mozilla, o emacs e não deu, digito o comando e apenas aparece outra linha pra digitar comandos, nada acontece. Esses comandos que você pediu pra fazer são em que diretório? Raíz? Vou tentar, estou anotando tudo pra fazer lá.

"mount -t iso9660 /dev/hdc /cdrom
(talvez no seu sistema o CD-ROM não seja /dev/hdc, pode ser hdb ou hdd;
se /dev/hdc não der certo tente esses outros). Os arquivos do CD-ROM
estarão acessíveis no diretório /cdrom."

Beleza, vou tentar isso aí!

"Quanto ao vídeo, espero que alguém que tenha mais experiência com a
Radeon possa te ajudar.
"

Hehe, valeu, já me ajudou bastante!

Muito obrigado mesmo, estou indo testar lá (tenho que reiniciar em "modo Linux", ehehehe, daqui a pouco volto.

Abraços!

Emanuel Amaral Schimidt

PS: Desculpe se o email ficou grande e/ou difícil de entender com essas aspas.

PS2: Acho que mandei a resposta dos emais só pro José de Paula, me desculpem se tiver ido 2 emails pra lista!