Ajudem um novato!

Olá pessoal! Sou novo na lista e em Linux. Instalei o Debian a pouco tempo, por isso tenho muitas dúvidas, espero que aqui me ajudem (pedi ajuda em vários lugares mas o pessoal não tem vontade de ajudar...).

Aí estão elas:

) A parte gráfica não funciona. Já tentei de tudo, mas não estou conseguindo rodá-la. Eu acho que preciso baixar a atualização do XF86, mas meu Linux ainda não está com conexão a rede (essa é outra dúvida, mais abaixo). Então, como posso fazer? Dá pra puxar via Windows e rodar no Linux? Eu uso Ati Radeon 9000 128 MB.

2) Preciso instalar o ADSL no meu Linux, como faço? Uso BrTurbo, alguém tem os DNSs necessários?

3) Outro problema que estou tendo é com o acesso aos arquivos. Teoricamente, como root, eu poderia acessar tudo, não? Mas não é o que acontece. Todos os arquivos que tento abrir diz que não estou autorizado! Uai! Porque isso??

4) Última, como habilito o drive de cd-rom??

Pessoal, essa lista é uma das minhas últimas esperanças, ehehehe. Agradeço desde já a ajuda despendida comigo!

Abraços!