Re: Filtro userfriendly

No dia 25/09/2003 às 09:09,
"Ronaldo Reis Jr." <chrysopa@insecta.ufv.br> escreveu:

> Eu vi aqui na lista a menção de dois programas para filtrar pop3, mas ambos
> parecem ser bem trabalhosos de ir acrescentando regras, gostaria de algo um
> pouco mais automático.

Você quer  filtrar as  mensagens no  servidor ou não  se importa  de baixá-las
antes e então fazer o filtro? Ambas as estratégias têm vantagens/desvantagens.

Filtrar mensagens  no servidor tem  a vantagem de  não precisar baixar  o lixo
antes, por  outro lado, a  definição de regras é  mais manual (pelo  menos por
enquanto) e geralmente não há perdão para falsos positivos (deletou aquilo que
na verdade não era SPAM/lixo).

Já  a outra  abordagem tem  a  desvantagem de  ter antes  que baixar  tudo. Em
compensação,  você  pode  utilizar  dezenas  de  filtros,  pode  re-treinar  o
classificador, deixar de quarentena, etc.

> Eu estou usando o filtro do kmail, dai eu marco quem
> deve ser apagado e quem deve ser baixado, so que ele não guarda esta
> informação no seus filtros e fica sempre me perguntando a mesma coisa sobre o
> mesmo e-mail.

Aí não dá, impraticável.

> Tem algum programa que faz isto? Seria algo igual ao EmC do Rwin.

Não sei o que é EmC.

Mas existem ótimas  alternativas, como o bogofilter,  popfile, etc. Esses dois
são  bayseanos, atualmente  estou usando  o bogofilter  e tem  superado minhas
expectativas,  funcionando  muito bem. Consegui  uma  boa  integração com  meu
cliente de  e-mail (sylpheed), através da  criação de botões que  re-treinam o
bogofilter (com a mensagem atual) caso tenha feito uma classificação errada.
O  POPFile   tem  uma   interface  WEB,  bastante   interessante. Onde  aponta
estatísticas,  ajusta  opções,  entre  outras  coisas. Além  disso,  pode  ser
configurado  para  fazer a  classificação  em  outras  classes além  'spam'  e
'não-spam'. Não  é tão  rápido como  o bogofilter  pelo fato  de ser  feito em
linguagem interpretada.

--
Douglas Augusto