Re: kernel 2.6.0-testX

On Tue, 23 Sep 2003 09:58:19 -0300
Mario Olimpio de Menezes <mario@curiango.ipen.br> wrote:

>   Estou tentando rodar o kernel 2.6.0-test5 com initrd, etc, e não
> obtive sucesso.
>   A compilação transcorre sem problemas bem como a instalação do .deb
> (eu uso o kernel-package).
>   Na hora do boot, vários tipos de erro ocorrem:
>   Kernel panic (não consegue montar a partição raiz por encontrá-la)
>   Kernel panic (não consegue montar a partição raiz - sistema de arquivo
>   ext3 não encontrado)
>   e outros erros deste tipo.

Normalmente, isso indica que há um problema com o lilo, mas...

>   Eu criei o initrd.img usando o mkinitrd, habilitei o suporte a CRAMFS
> no kernel, bem como ext2, ext3, etc, o lilo está OK, mas o bixo não
> boota!
>   Eu até instalei uma imagem do Debian (kernel-image-2.6.0-test4) e
> funcionou blz; apenas a imagem que eu compilo não roda. Até usei o mesmo
> config do Debian (load alternate config file).

A única coisa óbvia é que não acha o diretório raiz para lançar o
init. No prompt do lilo (boot: ) pode digitar manualmente onde fica:

	boot: linux root=/dev/hda1

Talvez você consegue mais informação deste jeito.

Acho que não é possível rodar o kernel se a partição root usa um
sistema de arquivos implementado só como módulo. É isso o seu caso?

HTH

--
Christoph Simon
ciccio@kiosknet.com.br