Cursos Debian no Brasil [Era Re: ajuda]

(Ei, pessoal envolvido em cursos de Debian por aí (ou interessados em
criar um), não deixem de se manifestar, ou se for o caso, editar o wiki
do Debian-BR deixando informações)

Cientistas comprovaram que em uma dimensão paralela, no preciso instante
Fri, 19 Sep 2003 09:23:27 -0300, News Informática
<newsinfo@terra.com.br> escreveu:

> Gostaria de informações sobre o Debian 3
>
> Tenho uma escola de informática com mais de 13 anos de mercado na
> Cidade de Criciúma, Santa Catariana, gostaria de oferecer serviços e
> cursos Linux, para nossos clientes, de alguma distribuição. Tenho um
> conhecimento médio sobre o linux, e gostaria de fazer algumas
> perguntas.
>
> 1- Que tipo de suporte vocês oferecem?

O problema aqui é o "vocês"! O Debian é essencialmente internacional e
colaborativo. Por exemplo, você enviou essa mensagem para uma lista em
que usuários do Debian falantes de português se ajudam, sem burocracia
alguma :-P E por incrível que pareça funciona bem demais, melhor do que
muito suporte comercial.

Pensando no Brasil (pt_BR), o projeto Debian-BR tem outrs recursos de
suporte, como um Rau-Tu, um FAQ, canal de irc e documentos criados por
aqui mesmo! Veja mais no sítio do Debian-BR (em reescrita, o novo é um
wiki e o segundo link é o velho):

http://debian-br.alioth.debian.org/wiki/
http://debian-br.alioth.debian.org/

> 2- Quais os procedimentos para nos tornarmos um curso oficial?

Não sei se no sítio do Debian (http://www.debian.org) tem algum sistema
internacional para certificação de cursos. Mas o que acho que é o melhor
caminho é contratar desenvolvedores oficiais do Debian brasileiros. O
Projeto Debian (Internacional) é mantido "diretamente" (pois muito mais
gente colabora) por desenvolvedores que comprovadamente (existe todo um
processo de aprovação para isso) dominam o sistema e colaboram na
manutenção do Debian oficial.

Existe mais de uma dezena (?) de desenvolvedores Debian pelo Brasil,
acho que ter uma pessoa dessas por perto legitimaria o curso como
"oficial", mas é claro que não necessariamente só os desenvolvedores
dominam o sistema, pela natureza aberta do Debian, quem quiser aprende
tudo. Por exemplo, outra fonte de pessoas que podem ajudar na criação de
um programa de curso pode ser os grandes "respondedores" em sistemas
como o Rau-Tu! O que acho essencial em resumo é que os responsáveis pelo
curso estejam envolvidos na comunidade Debian!

> 3- Existem material em português?

Claro, além das traduções de documentos do Debian originais em inglês, o
pessoal do Debian-BR criou documentação própria que pode ser acessada no
sítio do projeto.

> 4- Que tipo de material vocês oferecem? (Básico, avançado)

Básico, avançado?? Isso me lembrou o essencial Guia Foca GNU/Linux:

http://focalinux.cipsga.org.br/

Lembrando que toda essa documentação encontra-se sob licenças livres,
então podem ser aproveitadas sem custo algum para o curso e, melhor
ainda, vocês podem ajudar até a aprimorá-la!

> Sem mais para o momento, agradecemos.
> Joelson de Souza
> Diretor

Abraços,

Luis Alberto.

P.S.: Não sei você assina esta lista, por isso coloquei em cc, desculpe
se já a assinar. O assunto original da sua mensagem ("ajuda") foi
trocado por um mais condizente com o assunto em questão. Por último, não
envie mensagens html para a lista.

P.S.2: Não sei se esta discussão caberia melhor no Debian-BR, em todo
caso acho interessante discutir como o Debian-BR pode ajudar a promover
cursos desse gênero sobre Debian.

--
      Luis Alberto Garcia Cipriano - lagc@cipsga.org.br
  Sítio e blogue -> http://luisalberto.sovacodecobra.com.br/