Ainda estou na peleja! :(

Oi gente,

Eu ainda estou na peleja para conseguir instalar o Debian usando
LVM+RAID+K2.4+REISERFS.

Utilizando o disco de extensão de blade
(http://people.debian.org/~blade/install/#lvm) eu consigo até
montar a partição /dev/md0, com ReiserFS e tudo mais. Tudo quase
perfeito... seguindo os passos que ele descreve no site:

(...)
     * go to the second console
     * "chroot /target", "apt-setup", "apt-get install
build-essential
       kernel-source-2.4.18 libncurses5-dev bin86
kernel-package", build
       you personal kernel WITH BUILT-IN RAID DRIVERS!
     * Install your kernel, check lilo.conf (still beeing in
chroot!) and
       rerun lilo.

Quando recompilo o Kernel e tento um '/sbin/lilo', ele da um
erro, dizendo que só é permitido RAID1 com LILO. Mas em uma outra
máquina com CL8+ estou usando o mesmo esquema de particionamento
que usei no Debian com RAID0 e funciona perfeitamente.

Encontrei alguns outros discos para instalação com suporte a
LVM+RAID mas foi pior, esses eu nem ao menos sai do lugar.

Como disse, instalei paralelamente uma outra máquina com Debian
no intuito de me familiarizar com as ferramentas, mas sempre
surgem algumas dúvidas.

Seguindo os passos dos emails anteriores das pessoas que me
ajudaram, consegui fazer o X funcionar, só que, com 640x480.

Existe alguma possibilidade de instalar o "Xconfigurator" no
Debian?

No lilo, eu acredito que o vga=791 não funcione, pois quando
coloco vga=ask ele não da outra opção além dos 80xXX.

Boa parte dos pacotes que estão na máquina são antigos, existe um
outro empacotamento do Debian com aplicativos recentes? Se sim,
aí uma outra pergunta. Quando surgem bugs de segurança etc. as
correções demoram a sair para os pacotes novos? Isto é, eles dão
prioridade ao empacotamento dos aplicativos antigos?

Um exemplo é o KDE, que foi instalado a versão 1.x e eu
costumava usar o 3.x no CL8+. Além de outros aplicativos, todos
bem antigos que o Debian considera como 'stable' pelo que lí no
site.

Ví também que existem pacotes 'unstable', 'testing' e não sei o
que lá.

Qual a diferença entre eles? Existe como apontar o APT para
trabalhar 'apenas' com pacotes 'testing' por exemplo?

E assim continua minha peleja...

Não entendo o por que dos colaboradores do Debian não criarem um
instalador com suporte lvm+raid etc.

Abraços,
Jozeph