Pergunta de LPI

echo B{om,oa} {Dia,Tarde,Noite},

primeiramente queria desculpar o X-post, e já pedir pra responderem
somente pra lista em questão, mas é que a pergunta não somente pode ser
respondida em ambas as listas, como também pode ser interessante para as
duas.

Eu achei essa pergunta aqui numa lista com perguntas da LPI:

=========================
8) Quando o usuário "alex", pertencente ao grupo "users", cujo umask é "002"
executa o comando "touch newfile" num diretório com as permissões:

drwsrwsrwx 12 root public 4096 Dec 26 15:42 music

quais serão as permissões do novo arquivo?

a. -rw-rw-r-- 1 root public 0 Dec 26 16:04 newfile
b. -rw-rw-r-- 1 alex users  0 Dec 26 16:04 newfile
c. -rwsrw-r-- 1 alex public 0 Dec 26 16:04 newfile
d. -rw-rwsr-- 1 alex public 0 Dec 26 16:04 newfile
=========================
De acordo com a teoria a resposta certa seria (a), já que
1. o umask 002 deixaria as permissões 664 (-rw-rw-r--)
2. o bit u+s no diretório faria o dono do arquivo ser "root"
3. o bit g+s no diretório faria o grupo do arquivo ser "public"

Nenhuma outra alternativa vem em questão. Porém tentem fazer isso em
prática.
=======================
halfling:/# cd /
halfling:/# mkdir music
halfling:/# ls -ld music
drwxr-xr-x    2 root     root         1024 Sep 12 07:59 music
halfling:/# chgrp audio music        (não tenho um grupo public)
halfling:/# ls -ld music
drwxr-xr-x    2 root     audio        1024 Sep 12 07:59 music
halfling:/# chmod 6777 music
halfling:/# ls -ld music
drwsrwsrwx    2 root     audio        1024 Sep 12 07:59 music
halfling:/# su - claudio
claudio@halfling:~$ groups
claudio proxy dialout floppy audio dip
claudio@halfling:~$ cd /music
claudio@halfling:/music$ umask 002
claudio@halfling:/music$ touch newfile
claudio@halfling:/music$ ls -l newfile
-rw-rw-r--    1 claudio  audio           0 Sep 12 08:03 newfile
========================
Como vocês vem os direitos estão certos, o grupo é "audio" e não
"claudio" que é meu grupo padrão, mas o usuário aqui é "claudio" e não
"root", apesar o bit u+s estar setado. Isso quer dizer que a resposta
certa não está listada e seria:
e. -rw-rw-r-- 1 alex public  0 Dec 26 16:04 newfile

Por que diabos isso acontece? Alguma luz? Só pra completar: o / está
assim:
/dev/hda6 on / type ext3 (rw,errors=remount-ro)

Até

Claudio

--
+- .''`. ---| Dipl.-Inf. Univ. Claudio Clemens |------| Sid |---------+