Re: Debian 3.0r1

Jozeph Brasil <jozeph@globalmedia.com.br> writes:

> Olá Debians,

Olá Jozeph

> Estou tendo algumas dificuldades para me adaptar ao Debian,
> alguem poderia me auxiliar?

Vou tentar.

> RPM por exemplo, no dpkg quais seriam as syntaxes:
>
> rpm -qpl

dpkg -L <pacote>

> rpm -qpi

dpkg -s <pacote>

> rpm -qa

dpkg -l

> rpm -qf

dpkg -S <padrão>

Experimenta usar o aptitude ou o dselect para instalar os pacotes

> Deteccao de placa de rede e video, apos a instalacao.

Instale o discover, talvez ajude

# apt-get install discover

> Não encontrei o Xconfigurator.

Não há (ou há?). Use

# dpkg-reconfigure xserver-xfree86

ou outro pacote que lhe provenha o X , por exemplo, xserver-svga.

É uma ferramenta limitada, mas ajuda.

> Kudzu não esta detectando os hardwares.

Discover!

> /proc/pci não existe.
> netconf não existe.
> /etc/rc.d/init.d não existe.
> /etc/sysconfig tá null.
> ntsysv não existe.
> módulos do kernel não foram instalados.
> kernel-headers não foi instalado.
>
> entre outras coisas.

Algo estranho aconteceu na instalação.

O que acontece quando rodas, como root,

# modconf

?

Confira

http://debian-br.alioth.debian.org/

Há muita documentação que pode te ser útil lá.

Não desista. Vale o esforço inicial, creia!

> Alguém poderia passar os "bizus"  ?
>
> Abraços,
> Jozeph

té+v

--
Marcio Roberto Teixeira

endereço eletrônico: marciotex@pop.com.br
página pessoal (em construção): http://www.marciotex.tk
chave (GnuPGP): http://www.marciotex.hpg.com.br/keypub_8709626B.asc
Usuário "tchê" Debian/GNULinux

Porto Alegre - RS - Brasil

"A vida é como uma boa prova escolar: é curta, com múltiplas escolhas."

O "world" não é o Word. Uso LaTeX: viva o código aberto!