Re: Usando o padrão Unicode (UTF-8) no Debian (mais uma vez!?)

In the last exciting episode, Leandro Guimar?es Faria Corsetti Dutra wrote:
> 	Eu estou conseguindo, mas uso uma mistura de testing e unstable,
> o stable não dava conta do recado... me bastou dpkg-reconfigure locales.
>
> 	Me parece que o testing seria suficiente, uma vez que o Gnome 2.2
> já está lá.  O grande problema que tive no stable era do Gnome 1.4, que
> fazia a maior fuzarca com Unicode.
Eu estou conseguindo sem grandes dificuldades (e além de português uso
japonês em UTF-8).  Rodo gnome2 no sid.  O único problema que tive
foi com o mutt, o mutt-utf8 pareceu não funcionar... e as pessoas não
mandam mails em Unicode :(

Não estou com o console em utf-8, e nem tentei.  E quando acesso a
máquina remotamente, uso ISO-8859-1.  Que confusão :) mais pra frente
pretendo passar tudo pra Unicode de uma vez.

Felizmente o gnome-terminal e o emacs conseguem mudar de encoding
tranqüilamente.  Os trechos relevantes de meu ~/.emacs.el são:

  ; utf-8 X, iso-8859-1 console
  (set-language-environment "Latin-1")
  (if (eq window-system 'x)
      (prefer-coding-system 'utf-8)
    (prefer-coding-system 'iso-8859-1)
    (set-terminal-coding-system 'iso-8859-1)
    (set-input-method 'latin-1-prefix)
    (set-keyboard-coding-system 'latin-1))

  ; keybindings
  (global-set-key "\C-x\rj" '(lambda ()
  			     "Set language environment to Japanese"
  			     (interactive)
  			     (set-language-environment "Japanese")
  			     ))
  (global-set-key "\C-x\ri" '(lambda ()
  			     "Set language environment to Western"
  			     (interactive)
  			     (set-language-environment "Latin-1")
  			     ))
  (global-set-key (read-kbd-macro "<kanji>") 'toggle-input-method)

  ; iso-8859-1 for mail
  (add-hook 'post-mode-hook '(lambda ()
                               (set-buffer-file-coding-system 'iso-8859-1)))

--
Leonardo Boiko
http://quarto128.homeunix.net:128