Usando o padrão Unicode (UTF-8) no Debian (mais uma vez!?)

Olá lista!

Eu sei que este assunto já foi *bastante* comentado aqui na lista, mas até agora (pelo menos
ao meu ver) não se chegou a uma luz no fim do túnel. Gostaria de saber então, se alguém aqui
da lista está conseguindo utilizar o padrão Unicode (UTF-8) no Debian de maneira
satisfatória (no console, X Window System e nos ambientes GNOME e KDE) e os passos
necessários para conseguir efetuar esta configuração.

Se eu não me engano, a distribuição Red Hat 9 (acho) já funciona de maneira bastante
satisfatória utilizando o padrão Unicode.

Além disso, seria interessante também, até mesmo para nós, que escrevessemos um
Unicode-Debian-HOWTO, sobre como os usuários Debian poderiam configurar não só o Debian, mas
também os ajustes necessários para que os aplicativos mais usados pelos membros da lista,
funcionassem de maneira correta.

[]'s

--fx