Re: Desktop X Gerenciador de Janelas

No dia 22/08/2003 às 15:07,
Leandro de Oliveira Santoro <lsantoro@datasus.gov.br> escreveu:

> Amigos,
>
> estou fazendo um estudo comparativo e me deparei com uma dúvida:
> Qual a diferença de Programas de Desktop e Gerenciadores de Janelas(Windows
> Managers)? Eles podem ser comparados?

Gerenciador de janelas, como o próprio nome diz, é aquele que deveria
simplesmente manipular janelas, como por exemplo, permitir minimização,
maximização, deslocamento, alternar entre janelas, gerenciar a "pilha",
fornecer ambientes de trabalho (workspaces), etc.
O desktop é, além de um gerenciador de janela, toda uma suíte de aplicativos,
painel de controle, configuração do sistema, barra de ferramentas, e por aí vai.

Ambos têm vantagens/desvantagens e depende do perfil do usuário. O gerenciador
de janela puro é muito rápido e consome pouca memória. Já o desktop tende a ser
pesadão, porém, para muitos usuários os recursos podem compensar.

Eu particularmente prefiro os gerenciadores de janela, visto que não suporto
"latências" e tenho simpatia para trabalhar com teclas de atalho. Toda e
qualquer configuração eu faço via métodos convencionais, e não atrás de uma
interface gnome ou KDE.

> Alguns qualificam KDE e GNOME como Desktops e Window Maker, por exemplo como
> um gerenciador de janelas.

Sim. Outros desktops incluem o CDE, XFCE, etc. Outros gerenciadores de janela
podem ser OpenBox, FluxBox, BlackBox, *box,  FVWM, IceWM, Enlightenment, etc.
(http://www.plig.org/xwinman/)

> Por exemplo: -Sei que vc pode rodar o Window Maker com o KDE mas não o
> contrário. E pode-se rodar os dois sozinhos. Em contra-partida vc pode
> utilizar alguns programas GNOME com o KDE.

Há uma confusão aqui. Os aplicativos gnome são construídos pela biblioteca
GTK+, e dependem desta. Os aplicativos KDE utilizam outra biblioteca, a Qt.
Estas bibliotecas são, estritamente falando, uma abstração da XLib, que é a
biblioteca para se escrever aplicações gráficas em X.
Isto quer dizer que os aplicativos gnome e KDE não dependem do desktop mas sim
destas bibliotecas. Se você possuí-las no sistema, será capaz de executar tanto
aplicativos gnome ou KDE até mesmo em puro gerenciador de janelas.

--
Douglas Augusto