Desktop X Gerenciador de Janelas

Amigos,

estou fazendo um estudo comparativo e me deparei com uma dúvida:
Qual a diferença de Programas de Desktop e Gerenciadores de Janelas(Windows
Managers)? Eles podem ser comparados?
Alguns qualificam KDE e GNOME como Desktops e Window Maker, por exemplo como
um gerenciador de janelas.
Por exemplo: -Sei que vc pode rodar o Window Maker com o KDE mas não o
contrário. E pode-se rodar os dois sozinhos. Em contra-partida vc pode
utilizar alguns programas GNOME com o KDE.
Realmente não consigo visualizar uma linha divisória clara, será que alguém
poderia me dar uma força?

Já agradeço de ante-mão,
Leandro Santoro.