Re: Desktop X Gerenciador de Janelas

On Fri, 22 Aug 2003 15:07:31 -0300
Leandro de Oliveira Santoro <lsantoro@datasus.gov.br> wrote:

> Amigos,
>
> estou fazendo um estudo comparativo e me deparei com uma dúvida:
> Qual a diferença de Programas de Desktop e Gerenciadores de Janelas(Windows
> Managers)? Eles podem ser comparados?
> Alguns qualificam KDE e GNOME como Desktops e Window Maker, por exemplo como
> um gerenciador de janelas.
> Por exemplo: -Sei que vc pode rodar o Window Maker com o KDE mas não o
> contrário. E pode-se rodar os dois sozinhos. Em contra-partida vc pode
> utilizar alguns programas GNOME com o KDE.
> [...]
Bom, um resumo rapido:
Um gerenciador de janelas, e' um pequeno programa que faz o q tem q faze: _Gerenciar janelas_. Somente isso

Um Ambiente de Desktop e' algo muito maior. Alem do gerenciador de janelas, ele disponibiliza um conjunto completo de aplicacoes , e um ambiente de desenvolvimento para que os aplicativos fique integrados a esse ambiente (API para o clipboard, acesso a banco de dados, componentes que podem ser carregados a partir de outros programas, etc , etc ,etc) ...
O KDE e o GNOME sao os dois maiores exemplos de Ambiente de Desktop livres disponiveis (nao sao os unicos, uma pesquisa lhe mostrara mais alguns). Alem do gerenciador de janelas, eles proporcionam gerenciador de arquivos(konqueror, nautilus), bibliotecas de desenvolvimento(kdelibs, gnome-libs), sistema de componentes (Kparts, bonobo), e uma grande quantia de aplicativos integrados entre si.
Gerenciadores de janela como o WindowMaker, sawfish, icewm, etc,etc.. (ha milhares), se preocupam unicamente com gerenciar as janelas do X (e' claro que terceiros criam alguns programas para adicionar algumas extensoes a eles, mas mesmo assim, eles sao mto mais simples... e leves! ) :)
A necessidade faz a escolha..
Usar um ambiente desktop completo pode ser como matar uma formiga com um lanca-missel, ao mesmo tempo que usar simplesmente um gerenciador de janelas em algumas situacoes pode dificultar muito as coisas.. :)

Espero que eu tenho ajudado. :)
--
Fabio Rafael da Rosa - f 2 r
<f2r@users.sourceforge.net>

"Let the programmers be many and the managers few
 then all will be productive."