Re: Re: 4 Dúvidas. :) (oracle)

Em Fri, 01 Aug 2003 09:17:09 -0300, Ricardo Portella escreveu:

> Tenho uma dúvida cruel...aliás, algumas.

	Vamos lá... a gente já reclamou bastante de ti, agora te esclareceremos!

> Uma das premissas do sw livre é o código aberto, certo?

	Não, vide http://gnu.org./.  Código aberto é uma espécie de heresia ou
diluição dos sistemas livres: originalmente uma tentativa de vender os
sistemas livres, mas sem a ênfase sobre liberdade.

> Mas código aberto só é vantagem, se posso alterar este código, mellhorando,
> adicionando funcionalidades, certo?

	Há quatro liberdades básicas, e essa é uma delas.

> Mas isto requer conhecimento, de BD, de algoritmos, de estruturas de dados,
> de programação específica na linguagem de construção do produto, etc. etc.

	Sim.

> 1. temos pessoas capacitadas e, principalmente, disponíveis para este
> trabalho "comunitário" ?

	Sempre falta, mas a massa crítica vai melhorando... existe
entretanto uma deficiência fundamental, de bases teóricas: é por isso
que há deficiência em métodos formais (p.ex. Z), programação funcional
(p.ex. Lisp) e modelo relacional (p.ex. Tutorial D).

> 2. quando da mudança, como divulgar estas funcionalidades e como remunerar
> esta divulgação / desenvolvimento?

	A remuneração depende de usuários... por exemplo, alguém que sinta
falta de determinada funcionalidade do DB2 no PostgreSQL pode, pelo preço
do licenciamento do DB2, pagar a um desenvolvedor do PostgreSQL para
implementá-la.

	A divulgação é simples: mandam-se as correções para o mantenedor...

> Por favor, trata-se apenas de dúvidas pois estpu formando conceitos sobre
> formação acadêmica para desenvolvedores neste novo paradigma de distribuição
> (para mim sw livre é, acima de tudo, um modelo econômico).

	O que mostra que você ainda não entendeu o espírito da coisa...

--
 _   Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra     +41 (21) 648 11 34
/ \  http://br.geocities.com./lgcdutra/         +41 (78) 778 11 34