Re: Garavador Windows x Linux

Bom, pra começar o Windows não estaria onde chegou se não fosse a Apple,
Xerox e Next. A Microsoft é uma das poucas empresas inovadoras no
planeta e só tem esse sucesso que tem devido a um acaso: A culpa é da
IBM.

Fri, Jul 11, 2003 at 02:03:50PM -0300, Fábio Rabelo:

> Errado !
Errado também!

> O DOS foi feito por Peter Norton, Quem comprou dele foi Paul Allen ( à
> mando de Bill Gates claro !! ) por U$50.000,00 e revendeu na manhã
> seguinte p/a IBM por um "fee" de "apenas" U$125,00 por máquina, e com
> isso a primeira hora das vendas do IBM PC já deram 300% de lucro p/a M$.
> O resto é consequência !!!

O primeiro PC[1] foi o Altair, em 1975, desenvolvido pela MITS. Ele tinha
um processador 8080 da Intel. Nessa época Bill Gates escreveu uma versão
do BASIC para o Altair (e digo: ele NÃO inventou o BASIC!). Nos anos que
se seguiram PCs eram construídos com o 8080, e rodavam um sistema
operacional chamado CP/M, da Digital Research.

Por volta de 1980, a IBM achou que seria legal se eles construissem PCs
também, ao invés de produzirem somente Grandes Computadores. Ela mandou
Philip Estridge ir atrás de um PC, para ser da IBM. Ele primeiramente
escolheu os processadores 8086 e 8088, seguidores do 8080 (e aqui foi o
grande erro, eles deveriam ter utilizado na época um 68000 da motorola).
Tendo o processador, eles ainda precisavam de software. A IBM foi pro
Bill Gates, pediu pra ele que ele escrevesse uma versão do Basic pra
eles e eventualmente um Sistema Operacional. Na época o recem criada MS
não tinha tempo para isso e sugeriu que a IBM usasse o CP/M-86, da
Digital Research. Só que a DR não estava em condições de entregar esse
sistema no prazo.

Então a IBM ao Bill e pediu que o ele escrevesse alguma coisa parecida
com o CP/M. Bill estava sem tempo, mas ele sabia de uma firma, Seattle
Computer Products, que tinha escrito algo parecido, chamado 86-DOS (ou
Q-DOS), que era usado principalmente para testar memória de algumas
placas. Em Abril de 1981 a MS comprou o 86-DOS, e contratou seu autor,
Tim Paterson (e não o Norton, de onde você tirou isso menino?), pra dar
um trato nele. Eles mudaram o nome da coisa para MS-DOS. Quando a IBM
lançou o IBM-PC em agosto de 1981, o MS-DOS estava junto. E como a IBM
vendeu muito isso (porque era bem mais barato que uma outra arquitetura
que havia já na época e que era melhor), o Bill ficou rico de lambuja.

O nome Q-DOS dado pelo autor Tim Paterson, queria dizer Quick and Dirty
Operation System.

Traduzido por mim, mas tirado do "Modern Operating Systems", de "Andrew
Tanenbaum".

Meus 0,02 €

Claudio

[1] PC - Personal Computer, no seu significado geral.
--
+- .''`. ---| Claudio Clemens in Germany now |------| Sid |-----------+
| : :' :       asturio at gmx.net        GNU/Linux User #79942        |