Re: Debian no Console.

On Fri, Jul 18, 2003 at 10:14:52PM -0300, Guilherme Mesquita Gondim wrote:
| Instalei o Debian em uma máquina, e irei usá-la nela somente programas
| de console. Nada de x-window. Então, queria umas dicas quanto:
|
| 1) à um programa de e-mail pop3 (que tenha a opção para não deletar
| mensagens do servidor e nem puxar mensagens repetidas);

Fetchmail.
apt-get install fetchmailconf, para instalar um configurador fácil em
GUI (você pode usar na sua máquina, e depois copiar o .fetchmailrc para
esta máquina que não há X.
Para apagar mensagens duplicadas (com o mesmo id), há uma receita no
procmail (man procmailex). Ela usa formail.

| 2) como fazer o navegador links suportar imagens? ouvi dizer que tem
| jeito...

Se não me engano há um projeto desse tipo, mas está imaturo, mas eu
recomendo o lynx ou mesmo o w3m. Você pode facilmente configurar para
ele executar um vizualizador de imagens.

Eu recomendo o zgv para ver imagens: é via svgalib, aqui funcionava
muito bem.

| 3) o programa fbi, para ver imagens no console, não funciona,
| parece não existir frame buffer, sendo que ativei no kernel;

Pode ser problema de permissões. Mas dê uma olhada no zgv.

| 5) ...me dêem mais dicas de programas para que eu possa visualizar
| imagens, textos .doc e etc,browsers com suporte a imagens, programas de
| e-mails amigáveis...

Mesmo eu usando KDE, continuo usando fetchmail -> exim -> procmail ->
mutt, e vai ser difícil trocar por outra coisa gráfica...

Vale a pena gastar um tempinho hackeando os arquivos de configurações
deles, pois os ganhos em produtividade depois vão compensar.

| Como podem ver, eu não sei nada sobre o que um console com GNU/Linux
| pode oferecer. Se souberem de sites com dicas, textos, tutoriais e etc.,
| me dêem um toque.

Procure a página do aurélio, que trabalhava na conectiva. Ele era um
fanático por console, e lá tem bastante coisa, inclusive exemplos de
arquivos de configuração.

Você pode dar uma olhada também no screen, que é um gerenciador de
janelas para console, excelente.

Vale a pena tambem aprender aos poucos os famosos utilitários unix: sed,
grep, fmt, sort, um editor (vim/emacs), isso pode facilitar a vida no
shell em geral.

E também expressões regulares!

Boa sorte.