Re: NFS

	Acho que teu relógio está errado...

Em Mon, 14 Jul 2003 15:05:50 -0300, Thomé - Sulmicro escreveu:

> Estou quase mudando de tática em um servidor que administro.
> Lá eu tenho instalado NFS e monto em cada cliente uma pasta da rede. O
> problema é que de vez em quando (durante o dia) o conteúdo da pasta
> montada desaparece. Os meus clientes, que não sabem direito o que estão
> fazendo, acabam reinicializando a máquina - e tudo volta ao normal.

	É um defeito do NFS... quando perde o servidor, se confunde.  Talvez
umount e mount de novo resolva, experimente.

> Fiquei observando para ver o que acontecia e percebi que o serviço não é
> contínuo (uma vez, no console de uma máquina cliente, fiquei recebendo
> mensagens do tipo "o servidor x.x.x.x não está disponível" e, alguns
> minutos depois, "o servidor x.x.x.x está disponível novamente").

	Teoricamente deveria aparecer algo nos arquivos de registro
(log) do servidor também... nada?  Se não tiver nada, fica difícil
assim à distância.

	Uma possibilidade é mesmo um problema de rede... vários
serviços TCP/IP são tolerantes a falhas, que portanto passam
desapercebidas, mas esse definitivamente não é o caso do NFS.  Uma
alternativa é assegurar-se de que o NFS esteja rodando sobre TCP em
vez de UDP, que é mais suscetível a erros.

> Alguém já viu isso? O gozado é que a solução que implementei neste
> cliente é a mesma que tenho em outro lugar e, neste outro lugar, nunca
> dá problema. Aliás... alguém sabe qual o mínimo de hardware necessário
> para rodar NFS de maneira segura?

	Em princípio o NFS não precisa de grandes recursos para
rodar... eu não sei também se a implementação GNU/Linux do NFS inclui
cache, que talvez pudesse minorar teu problema.

--
 _
/ \  Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra     +41 (21) 648 11 34