Permissão de escrita no /home/user/.ICEauthority

Pessoal:

Sou novo usuário do knoppix-debian (kurumin).
Depois de rodar apt-get update, o sistema me solicitou um dpkg -a.

Depois disso não consigo entrar no X com um usuário comum. Somente
como root.
Se tento com usuário tenho a mensagem "no write access to
/home/user/.ICEauthority" a depois um "couldnt start ksmserver. Check
your installation".

Já tentei:
- Mudar as permissões e propriedades do arquivo usando chmod e chown
- Deletei o arquivo

Resultado: sempre volta com a propriedade root:user

Outra coisa que tentei foi criar novos usuários e grupos.
Mesmo os novos usuários apresentam o mesmo problema (até associando o usuário ao grupo root).
Só consigo entrar no gráfico com login root.

Alguma pista?

SDS,