Re: [off-topic] anarquismo.

Em Wed, 16 Jul 2003 11:51:11 -0300, Guilherme Mesquita Gondim escreveu:

> E o capitalismo é isso, o que vale é a competição, o trabalhador nunca
> ganhará o que realmente merece, o lucro é dos donos dos meios de
> produção.

	Acontece que não existe capitalismo como um objetivo, ele é apenas
um rótulo que Marx inventou para descrever o sistema sócio-econômico de seu
tempo.  Aqui na Europa as diferencas entre as classes já são muito
menores, mas estão reinventando a escravidão na relacão entre os cidadãos
e os imigrantes ilegais, o que mostra que a idéia evolutiva de Marx estava
errada.  Continuar com seu pensamento depois de tantos fracassos é não
querer aprender com a História.

	Mais de acordo com o tópico da lista, acho que deve-se evitar misturar
os tópicos.  Cada um tem direito à sua opinião, por mais que os outros
discordem; tem somente a obrigacão de considerar e aprender com o
contraditório.  Entretanto, deve-se lembrar que muitos colegas de sistemas
livres têm outras opiniões; eu mesmo uso GNU/Linux entre outros motivos
porque sou liberal, contra os monopólios artificiais criados pelo Estado
como as patentes e os direitos de cópia.

	Então você tem direito de falar que gosta do GNU/Linux por ser
anarquista, como eu falo que gosto por ser liberal; mas não se deve nunca
identificar a liberdade, que é o ponto central do GNU/Linux, com a
conviccão política partidária, sob risco de acabar prejudicando o avanco
da liberdade mesma através do GNU.

--
 _
/ \  Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra     +41 (21) 648 11 34