RE: spam

On Wed, 16 Jul 2003, Samuel Lucas Vaz de Mello wrote:

> 	Thiago, quanto ao bloqueio de spam aconselho o uso de blacklists e o
> spamassassin. (desculpe nao poder ajudar com sendmail, eu uso postfix); de
> uma procurada que deve ter how-to disso em algum canto.

Uma boa é mudar para o postfix ;)
Incluindo estas regrinhas no postfix dá para barrar bastante SPAMs,
inclusive aqueles que não usam o server do provedor. Sei que é possível
incluir as mesmas no sendmail. Visitando alguns dos sites listados (acho
que o spamcop.net) você encontra as instruções para o sendmail...

maps_rbl_domains = opm.blitzed.org,
                   list.dsbl.org,
                   blackholes.easynet.nl,
                   zombie.dnsbl.sorbs.net,
                   bl.spamcop.net,
                   sbl.spamhaus.org
maps_rbl_reject_code = 554
smtpd_client_restrictions = permit_mynetworks,
        reject_non_fqdn_recipient,
        reject_unknown_recipient_domain,
        reject_unauth_destination,
        reject_maps_rbl,