Re: Retornar do segundo plano

o correto, é usar o comando jobs (sem parametros).
ele lista os jobs que estao em background (não é o pid que
se usa pra isso, como foi feito no exemplo).
Depois de ver o numero do job, use o comando fg para recupera-lo
assim:
fabio@fabio:~$ less vpd.properties &
[1] 2041
fabio@fabio:~$ jobs
[1]+  Stopped                 less vpd.properties
fabio@fabio:~$ fg 1
----agora eu volto a ver o arquivo que eu tinha aberto com o less-----