Re: Impressoras

Em Qua, 2003-07-09 às 09:35, Claudio Ferreira escreveu:
> Olá a todos

Olas ;)

> Estou com uma dúvida sobre impressão e gostaria de alguma sugestão.
> Tenho uma rede de 12 computadores e dois deles, com impressoras. Um está
> com win2k e outro com debian. A rede é mista, pois estou migrando de Win
> para Debian.
> Minha dúvida consiste em saber como funciona a parte de impressão neste
> caso. Dei uma olhada e vi q a dobradinha cupsys + foomatic atende
> praticamente tudo, além de ter uma penca de drivers na mão, até q de
> maneira mais ajeitada do q em relação ao lprng, q ainda uso.

Aconselho tambem os pacotes cupsys-bsd e cupsys-pt. O primeiro vai
garantir a compatibilidade com o padrao bsd, fazendo com que o cmando
lpr funcione no cups, pois voce vai precisar dele no windows. O segundo
e um front-end maneirissimo para voce, ou o usuario mesmo, manipular os
jobs na fila, alterando prioridades e ate mesmo apagando um job
indevido.

> Assim:
> * dá para, a partir de uma estação(sem impr.) linux, imprimir na
> impressora no win e na outra com linux ?

Para adicionar a impressora windows no debian use a interface web do
cups, escolha impressora remote windows. Voce tem que ter o samba
funcionando para isso.

> * dá para receber impressões tanto de win, qto de linux, na impressora
> linux ?

Para que a maquina win2k possa imprimir na maquina debian, use o painel
de controle para adicionar o servico de impressao tcp/ip micri$oft.
Depois adicione a nova porta e (nao me lembro onde agora) nas
configuracoes desta nova porta escolha impressao tcp/ip. Entao aparecera
a caixa pra voce colocar o ip da maquina debian e o nome da impressora.
Para isso nao e preciso usar o samba, mas, se voce ja tem ele, pode usar
ele ao inves da impressao tcp/ip M$, embora eu no goste ele funciona
tambem.

> * no caso do linux, qdo é a máquina com impressora, uso o cupsys(daemon)
> junto com o cupsomatic, mas qdo é estação preciso do cupsys ou só o
> cliente é suficiente(cupsys-bsd) ?

Acho que voce precisa de tudo isso ai. Na desktop debian sem impressora
isso tudo tambem e util.

> * no linux, qdo instalo mais de uma impressora, como faço para
> selecionar para onde imprimir, como no caso do mozilla, q só tem a
> impressora genérica, por exemplo ?

Instale o qtcups, se voce usa o kde, ou gtklp, se voce usa gnome. Eles
sao um toolbox tipo queles da HP. E so configurar seu programa para
executar o comando qtcups (ou gtklp) no lugar do comando de impressao
que estiver la (geralmente lpr). No caso do mozilla, como sempre, a
coisa e mais dificil, voce tem que editar na mao o .mozilla/prefs.def e
na secao ir na secao de propriedades desta impressora padrao e etuchar o
comando la no meio (pelo menos eu tive de fazer isso quando ainda
insistia com o mozilla).

> Como vêem, coisa bem básica ... ;)
> (para quem não entende nada de impressão por rede usando linux...)

Isso nao e tao complicado. Tenho um servidor que prove 2 impressoras
jato de tinta, uma matricial e uma laser para um balcao de atendimento
com 25 guiches windows NT. Instalei um debian potato num 486 e pus 4
placas super-ide jumpeadas para so terem a porta de impressora. Isso
esta atendendo uma media de 100 taxistas por dia na BHTRANS,
substituindo um printserever da HP de 2500 reais, imprimindo
"nada-consta", carteiras de taxista com foto, boletos bancarios e
cadastro de permissionarios.

> Desde já, obrigado
>
> Claudio

Qualquer coisa, PVT!

[]'s
Checked by Debian GNU/Linux <http://www.debian.org>.

"free your computer and your soul will follow..."