Impressoras

Olá a todos

Estou com uma dúvida sobre impressão e gostaria de alguma sugestão.
Tenho uma rede de 12 computadores e dois deles, com impressoras. Um está
com win2k e outro com debian. A rede é mista, pois estou migrando de Win
para Debian.
Minha dúvida consiste em saber como funciona a parte de impressão neste
caso. Dei uma olhada e vi q a dobradinha cupsys + foomatic atende
praticamente tudo, além de ter uma penca de drivers na mão, até q de
maneira mais ajeitada do q em relação ao lprng, q ainda uso.
Assim:
* dá para, a partir de uma estação(sem impr.) linux, imprimir na
impressora no win e na outra com linux ?
* dá para receber impressões tanto de win, qto de linux, na impressora
linux ?
* no caso do linux, qdo é a máquina com impressora, uso o cupsys(daemon)
junto com o cupsomatic, mas qdo é estação preciso do cupsys ou só o
cliente é suficiente(cupsys-bsd) ?
* no linux, qdo instalo mais de uma impressora, como faço para
selecionar para onde imprimir, como no caso do mozilla, q só tem a
impressora genérica, por exemplo ?

Como vêem, coisa bem básica ... ;)
(para quem não entende nada de impressão por rede usando linux...)

Desde já, obrigado

Claudio