Re: spam

On Fri, Jun 27, 2003 at 03:59:18PM -0300, Marcos Dutra wrote:
| Qual a melhor técnica de antispam que vocês acham que existem.
| Vendo que o uol começou a praticar novas técnicas como o whitelist, aonde a
| pessoa que enviar o e-mail tem que confimar para que este chegue ao
| destinatário, porém o único problema é a largura de banda que o servidor
| vai ter que utilizar p/ enviar a cada e-mail que não estiver na lista.
| Além desta técnica tem o Bayes, por sinal é muito bom, tem pouco índice de
| falsos positivos, porém ele necessita de um servidor bom para processar as
| mensagens.
> [...]

Do ponto de vista do cliente, acho que os filtros bayesianos são a
melhor opção hoje. Eles se adequam aos emails que *você* recebe (spams e
não-spams).

Uso o SpamProbe e está funcionando muito bem. Tem também o Mozilla, a
partir da versão 1.3 tem embutido um filtro bayesiano no seu cliente de
email.

Tentei usar listas de bloqueio (blacklists e whitelists) pelo procmail,
mas o trabalho não vale, pelo menos na parte da blacklist, pois a
reincidência de mensagens de um mesmo rementente é bem baixa.

Já para o servidor, é outra história :-)

--
Junior
jxz@uol.com.br