Re: montar uma rede linux-windows

--------- Mensagem Original --------
De: Frederico R. Marvila <marvila_r@yahoo.com.br>
Para: deb-user-pt <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
Assunto: Re: montar uma rede linux-windows
Data: 17/06/03 02:20

> Olás novamente...
>
> Marcio,
> Eu fiz exatamente o que vc falou e ainda não funcionou
> :( De qualquer forma, vou explicitar com todos os
> detalhes o que eu tenho e o que eu gostaria de fazer.

Isso é bom. (explicar com detalhes)

> No meu apartamento, temos 3 computadores que serão
> interligados por um hub. O meu pc tem debian e
> windowsxp. os outros têm somente o windowsxp. No meu
> computador está conectado o velox e tenho 2 placas de
> rede (1 pro velox e a outra ligada no hub). O que eu
> quero, principalmente é dividir essa conexão com a
> internet. Compartilhar arquivos é uma segunda fase.

Certo, então boot pelo Debian. :-)

> [...]
> gateway-&gt;192.168.0.1
> dns-&gt;192.168.0.1
>
> m2 e m3:
> ip-&gt;192.168.0.(2|3)
> mask-&gt;255.255.255.0
> gateway-&gt;192.168.0.1
> dns-&gt;192.168.0.1
>
> No windows, as máquinas estão funcionando quase
> beleza. (a internet de vez em quando trava e eu nao
> descobri o pq ainda, mas é de lua. não tem um motivo
> certo ainda. Entretanto, eu acho que o problema é DNS)
>
> Só que eu estou interessado mesmo em colocar a rede
> com minha máquina no linux funcionando. O resto dá-se

O servidor de DNS dos clientes deve ser uma maquina servidora de DNS, de
preferecia o servidor de DNS do seu provedor de internet.

> Agora o que eu já tentei fazer:
>
> seguindo os passos descritos pelo marcio:
>
> &gt; edite o arquivo /etc/network/options e coloque
> &gt; ip_forward=yes
> &gt; de um restart no networking  -&gt;
> &gt; /etc/init.d/networking restart
> &gt; depois:
> &gt;   echo 1 &gt; /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
>
> até aqui tudo bem, só que eu tive de fazer ifconfig
> eth1 192.168.0.1 pra fazer essa interface de rede
> aparecer na listagem do ifconfig. (tive de fazer isso
> toda vez que rebootei a maquina. como deixar isso
> automatico?)

#vim /etc/network/interfaces
address 192.168.0.1

Salve e saia com :wq (porque vc tá usando vim) :-)

> &gt;   ipchains -P forward MASQ
>
> esse comando não deu certo. Disse que o protocolo não
> era válido.

#modprobe ipchains
#/sbin/ipchains -P forward DENY
#/sbin/ipchains -A forward -s 192.168.0.0/24 -j MASQ

Se vc usa iptables as regras são um pouco diferente avisa que o pessoal da
lista te passa...

> tentei pingar um endereço ip da máquina rwindows e não
> deu :(
>
> O que devo fazer? instalar um servidor de dns na
> máquina linux? se sim, como fazer? Obrigar o pessoal a
> instalar o linux e jogar fora o windows? (seria ótimo,
> mas acho que não gostariam muito heheheh)

Praticamente é só isso, se vc quizer colar um PC com linux na rede basta
editar o /etc/resolv.conf com o servidor de DNS e adicionar a rota para o
servidor no seu caso #route add default gw 192.168.0.1 e correr pro abraço.

> Obrigado a todos que responderam e responderão :)
>
> Ateh,

É com linux é assim "simples" quando se conhece suas facilidades.