chamda de sistema!!

	Pessoal como eu faço uma chamda de sistema usando c/c++. Por exemplo, para eu poder fazer um programinha que reinicia  ou que cria um diretório ou um arquivo no meu  computador eu preciso fazer uma chamada de sistema, mas quais são as bibliotecas de chamdas de sistema, e se alguém puder me dar um pequeno exemplo da sintaxe eu ficaria muito agradecido, mas não se esqueçam em c/c++. Desde já obrigado. Uso o debian 3.0 woody.