Problema irregular com modprobe

Amigos,

Sou usuário do Debian Woody, e ultimamente tenho enfrentado um problema muito estranho:

Como meu computador é equipado com um softmodem PC-Tel, baixei e compilei um driver para ele. Adicionei as entradas apropriadas na configuração do modprobe, para que os módulos do driver (pctel.o e ptserial.o) fossem carregados assim que o dispositivo do modem fosse acessado. Isso tem funcionado... na maioria das vezes. Mas algumas vezes, sem motivo aparente, o modprobe se recusa a carregar os módulos, acusando que eles não estão licenciados pela GPL e que sua carga "macularia" o kernel. A solução é carregá-los manualmente.

Alguém sabe por que isso está acontecendo, e qual a solução?

--
Blessed be.
Hélio