Analizador de logs do snort...

Oi pessoal,

Vou utilizar o snort para detectar ataques a minha rede, mas tenho duas duvidas, que gostaria que voces me ajudassem.
1) Onde devo instalar o snort para monitorar os ataques a minha rede, no roteador/firewall, no servidor linux, ou em
qualquer estação linux da rede? Se eu instar no servidor, o snort vai detectar qualquer ataque ao meu roteador também?
2) Se tiver que instalar no roteador (o que eu acho que seja o certo) como vou poder visualizar os ataques? Já que no
meu roteador não tenho monitor nem teclado, posso fazer ssh para ele, mas não é muito pratico, existe alguma ferramenta
que eu possa instalar no servidor, para visualizar os logs gerados pelo snort no firewall?

P.S: Vou instalar o snort para gerar informações em log, já que no roteador nao tenho instalado apache,etc, entao o
acid não funcionará. Voces aconselham instalar o snort para gerar alertas em log ou ha outra melhor forma?

Muito obrigado pela informação e pela atenção de todos...

Cyro

Seleção de Softwares UOL.
10 softwares escolhidos pelo UOL para você e sua família.
http://www.uol.com.br/selecao