Re: Insolita materia de Folha Online

Em Qua, 2003-06-11 às 11:41, Odair G Martins escreveu:
> Rodrigo,
>
> Voce não considertou que matéria técnica em jornal pode ser
> mera propaganda. Jornalistas ganham extras para  publicar tais coisas.
> A melhor propaganda de um produto é veicular o produto como notícia.
> E se o mercado de um produto depende do demérito de outro...

	Considero isso sim, já fui assinantes de algumas publicações
especializadas por muitos anos e deixei de assinar por ver nos últimos
tempos muitas matérias claramente compradas. Mas o ponto que quero
frisar não é exatamente esse, e sim que o nosso sistema também não é
perfeito (ou alguem acha o contrário?) e não podemos simplesmente
condenar todo mundo que escreve sobre seus pontos fracos. Nesta matéria
mesmo não concordo com ela plenamente, mas ela destaca alguns pontos que
considero corretos e a primeira coisa que muitos usuários fazem é
simplesmente fechar os olhos e chamar quem publicou de tudo que é nome
bonito que ele possa encontar no dicionário. Acho que não podemos partir
para esse caminho.

>  Relações públicas das empresas possuem seus cadeninhos com seus contatos
> na imprensa.  Você sabe quanto de licensa apenas o setor
> público no Brasil gasta? A guerra comercial contra os
> programas livres será sórdida. Veja o caso SCO.
> É muito dinheiro envolvido, dá para comprar notícias e notícias na imprensa.

	Sem dúvida, vamos lutar contra isso, mas também temos que aceitar
criticas se querer sair por ai depredando a sede da empresa que
publicou.

> A matéria apresentada aqui no forum é tão primitivamente propaganda que não
> merece comentários mas uma reclamação ao Ombundsman da Folha.

	Não concordo com você, a matéria tira uma conclusão no meu ver
exagerada, mas os argumentos dele não deixam de ser válido.

> Odair

[]'s

--
Rodrigo M. Araujo <rma@cin.ufpe.br>