Re: Insolita materia de Folha Online

Em Seg, 2003-06-09 às 14:28, Luiz Carlos Santos de Alencar escreveu:
[corta]

> O primeiro deles é o gerenciamento de configurações. "Conforme as
> ferramentas automáticas de ataques estão se popularizando, a segurança
> on-line dos sistemas fica mais dependente de seus ajustes e da rápida
> atualização de eventuais falhas", explica.

	Isso eu acho verdade! Mas claro que depende também da frequencia que o
gerente do sistema verifica por atualizações.

> Depois, está a falta de iniciativas em prol da segurança dos
> computadores, com a que a Microsoft vem tentado implantar
> --Trustworthy Computing.

	Nesse ponto acho que pelo menos as distribuições mais conhecidas estão
fazendo um bom trabalho, mas acredito ainda que pode melhorar em termos
de facilidade para o usuário final.

[corta]
> O executivo conclui que o terceiro principal motivo para o crescente
> número de invasões ao Linux está na falsa idéia de que o sistema por
> si só significa economia para as empresas.

	Este ponto acho que é onde ele está mais certo! Vejo muita gente por ai
no mercado de trabalho que pensa que por um GNU/Linux (Linux para eles)
é por si só garantia de um sistema seguro e robusto. Sabemos aqui que
para se ter um sistema seguro em qualquer plataforma você tem que contar
com um (ou vários) profissionais que sabem bem o que estão fazendo e
estão sempre atentos para eventuais falhas que venham a surgir.

[corta]
> lha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u13123.shtml
>
> É de notar que a materia relata posição desfavorável
> ao codigo aberto e nao parece ter havido interesse em
> apurar provavel contrariedade, o que a torna elegivel
> para a lista daquelas que podem interessar mais à
> fonte, nao quero dizer o meio, que a divulga, do que
> ao público.

	Que ninguem entenda errado a minha posição, sei que muita coisa
divulgada na imprensa é infundada e parcial, mas precisamos também
refletir que o sistema que ajudamos a fazer não é perfeito e que não é
só fazer elegios a ele. Temos que parar, pensar e melhorar sempre o que
já temos em mão, e se for o caso porque não aprender com acertos e erros
de sistemas como o Windows?

[]'s

--
Rodrigo M. Araujo <rma@cin.ufpe.br>