WineX e jogos ERA [Re: GeForce 2]

Pessoal, qual a moral deste WineX? É apt-getável ?

Ainda uso windows xp só pra jogar.. Mas essa "geração de jogos novos" (jogos p/ win32, que usam placa 3d, directx e uscambau) eu jogo pouca coisa: no máximo The Sims, GTA3 e Monkey Island 3/4 :)

O que eu gosto de jogar mesmo são os velhos jogos de DOS (tenho também o windows 98 p/ este propósito). Doom, Duke Nuken, Heretic, NFS2, Legend of Kyrandia, DOTT, Fate of Atlantis, The Dig, Full Throttle, 7th Guest. AHh adoro estes jogos velhos. E também é claro, emuladores de atari, nes, snes, gameboy, msx, etc.

Tem como eu me livrar do windows de vez?
Já tentei usar o dosemu pra rodar estes jogos de dos e emuladores, mas o resultado não foi satisfatório. Sempre dá algum pau. Ou o jogo não entra, ou trava depois. E som, nunca consegui fazer funciona com dosemu.

E pelo winex, funcionaria estes jogos "3d" p/ win32?

[]s
Rodrigo