Perguntas de novato

	Olá a todos,
	Tenho pouco tempo de Linux e só umas duas horas de Debian.
Alguém poderia me responder estas perguntas?

	1 - O Debian só aceita pacotes .deb? Tentei instalar alguns RPM,
nenhum funcionou.
	2 - Como é que se faz para remover um programa/pacote já
instalado?
	3 - Instalei o 3.0 stable, com KDE 2.2. Alguém já tentou
instalar o KDE 3.1 (unstable) em uma instalação stable? Está
tudo funcionando direitinho? Eu não tenho banda larga, o que eu
tenho aqui é um CD da revista Linux Brasil com o KDE 3.1, mas
parece que tá tudo em source (eca!)...
	4 - Vcs conseguem fazer o Debian entender nosso querido teclado
ABNT2? Eu fiz a seleção lá no começo da instalação, mas
ele continua usando layout americano. Pior: compactei (tar.gz) um
diretório na minha partição Windows, ele truncou os acentos e
tils com pontos de interrogação, agora não consigo extrair os
arquivos!

Obrigado por qualquer dica,
--
	Luciano ES