RE: MiniDistro - Detalhes sobre carregamento do Linux

Caros Amigos,

Preciso de detalhes de como funciona o carregamento de kernel do Linux.
Gostaria de aprender como se cria uma mini-distro, mais especificamente
como se cria um file system na RAM. Meu objetivo e aprender como criar a
mini-distro e dexiar num compact-flash e montar o root na RAM.

Alguém já desenvolveu algo parecido ?

Grato

Ola Carlos, nao sei se vai ajudar.

O site abaixo fornece uma instrucao para montar um mini-Linux
compilando a partir do fonte e vai descrevendo mais ou o que acontece.
Pode ser util pra entender os componentes.
http://www.netspace.net.au/~gok/power2bash/buildMin/buildMin.html

Ja o site abaixo mostra um CFIDE ( CompactFlash IDE adapter ),
que transforma qualquer CompactFlash num HD IDE normal.
Tem diversos fabricantes em diversas configuracoes.
http://www.dansdata.com/cfide.htm
Seu CF vai se comportar como um HD normal ( boot, particoes, etc ).

No site abaixo o cara descreve como ele colocou o Linux numa
USB Key ( "chave USB" com memoria flash ), talvez ajude fornecendo
ideias pra vc.
http://www.8ung.at/spblinux/

A revista LinuxJournal tem um artigo mostrando como montar uma
mini-distro em 32MB ( mas o cara menciona que 8MB eh suficiente ).
Nao me lembro qual edicao, MAS tah lah online pra ser visto.
http://www.linuxjournal.com/

Tb tenho interesse no assunto, por isso procurei algumas informacoes.
Sou usuario RH, e me inscrevi nessa lista porque, AO QUE TUDO INDICA,
qdo eu conseguir minha mini-distro isso vai ser em DEBIAN GNU/LINUX
pois, tudo aponta pra isso. Quero dizer a maior parte das pessoas que
estao mexendo com isso mencionam o Debian como ESCOLHA pros projetos.
Ao usar o jigdo pela primeira vez pra baixar os ISOs eu comecei a ter
mais certeza de que o caminho pra aquilo que estou querendo
pode ser mesmo partindo do Debian. O que quero dizer eh que o
Debian oferece mais flexibilidade para manipular os componentes.

[Entretanto]
Bem, eu nao tenho PRESSA, vou fazendo aos poucos, paulatinamente.
Ateh porque, a motherboard que eu iria usar apresentou problemas
nos canais IDEs ( acho que ficou muito tempo parada ).
Meu objetivo eh um server compacto fisicamente, silencioso e sem partes
moveis, se possivel.
Acho que vou acabar optando por uma motherboard Via Epia.
http://www.viavpsd.com/product/epia_mini_itx_spec.jsp?motherboardId=21

Nao sei se ajudei,
mas, nao custa dar uma olhada no links, tem muita informacao util.

Valter