Re: Duvida sobre acesso local a maquina

Na verdade não é assim... Dependendo do uso do servidor é possível
restringir o login direto (no caso de se usar apenas samba, e-mail,
proxy ou outras coisas que só precisem de autenticação). Se o usuário não
precisar usar recursos do servidor como se estivesse local, isso é simples,
basta trocar no passwd o /bin/bash (ou o que você usa) por /bin/false.