Re: OFF-TOPIC : Kernel 2.4.21 no conectiva?

"Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra" <lgcdutra@terra.com.br> writes:

> 	Se você estivesse falando das séries de teste, no momento 2.5.X, eu
> concordaria.  Mas a 2.4 é estável, vê mais acréscimo de dispositivos e
> depuracão de defeitos.

Mais ou menos. Devido a arquitetura do kernel linux algumas correcoes
nao sao tranquilas (veja a do ptrace que na 2.4 ainda nao tah
totalmente solucionado sem efeitos colaterais) e as vezes uma correcao
tras efeitos a medio e longo prazo e alguns destes soh notados quando
o mesmo comeca a ser usado em larga escala.

> 	Acho que essa situacão é análoga à do gcc na Red Hat há algum tempo,
> eles se arriscaram com algum conhecimento de causa.  O fato mesmo de que
> durante o 2.4.21 já se tenha achado do tipo de defeito que você menciona
> demonstra que o 2.4.21 já tem algum tempo e já teve chance de ser
> analisado...
>
> 	Isso dito, eu concordo que o melhor é esperar a estabilidade.

Concordo que o 2.4.21 jah dah para ser usado (eu estou usando ele)
porem discordo de coloca-lo como padrao em uma distribuicao ainda mais
quando esta tem um publico alvo disseminado como eh o caso da
Conectiva.

Infelizmente a maioria dos usuarios que encontrarem problemas nao
terao conhecimento para identificar onde eh a origem do mesmo e
colocar algo que ainda nao eh considerado "pronto" nem pelos seus
desenvolvedores considero arriscado.

Por este e outros motivos eu *nao uso* Conectiva em servidores. Quem
quer usa-lo para desktop vah em frente porem servidores considero
perigoso. Unica distribuicao comercial que considero mais conciente eh
a SuSE.

Minha ordem de preferencia eh: Debian -> Slack -> SuSE

> 	Talvez o bugtrack tenha o movimento por *falta* dos testes de
> regressão.  Não estou dizendo que tenha, estou justamente perguntando.

Realmente eu nao tenho conhecimento de como o Marcelo diz se o kernel
estah ou nao pronto para ser lancado como stable, de qualquer forma
sei que o metodo usado nao eh 100%.

Acho que eh um erro colocar em servidores kernels recem lancados,
independentemente destes terem sido nomeados stable devido exatamente
aos testes de larga escala que estes nao foram expostos.

Espero que a nova arquitetura do kernel 2.6 consiga diminuir os
efeitos colaterais das correcoes de bugs em relacao ao 2.4.

Veremos :-)

[]s

--
        O T A V I O    S A L V A D O R