programação c/c++ no linux

 Olá lista,

	tô com algumas dúvidas, desde que comecei a programar em c/c++ usei o compilador da borland. Agora estou me aventurando a criar programinas para o linux, mas ainda não consegui nada. Gostaria de saber se vocês conhecem algum tutorial ou algum livro que ensine os princípios básicos de programççao em c/c++ no linux (debian 3.0 woody). Toda vez que eu crio um programinha, bem simples mesmo ele da um bucado de erro!!! por exemplo:

#include<stdio.h>

void main(void) {

	int a,b,total;

	printf ("Digite um valor:");
	scanf ("%d",&a);

	printf ("Digite outro valor:"):
	scanf ("%d", &b);

	total = a+b;

	printf ("O resultado vale: %d", &total);
	getch();

	| <-- isto é o fecha chavez, porque o meu teclado tá com problema!!!

 Depois eu dou: gcc programa.cpp -o programa ai tem vezes que ele compila tem vezes que ele dá um monte de erro!!! e também aquela biblioteca <conio.h> que eu sempre usei para chamar aquela função getch() ele dá como se não existisse.

	Qualquer ajuda é bem vinda!!!