{URGENTE} problemas estranhos

Pessoal,

É o seguinte. Estou com o debian woody rodando com placa geforce2 usando o
driver nv que vem com a distro. J2sdk1.4.1.

O problema é que tanto o poseidon quanto o zendstudio cada vez que eu abro
eles eles abrem um pouco para cima do local onde abriram da ultima vez. Até
ontem eu conseguia voltar a janela para o centro da tela, pois a barra
superior aparecia. só que ontem ele abriu mais para cima e sumiu a barra.
hoje, metade da tela do programa tinha subido, impossibilitando assim
qualquer uso do soft.

alguem sabe me dizer o que esta acontecendo, ou apontar alguma causa?

obrigado
---