definição de algumas fontes, GDM, gnumeric

Pessoal,

tem alguns aplicativos que eu não sei como setar o tipo de fonte.

Depois de uma atualização do sistema, a fonte do gdm, no campo de login, mudou
e ficou super pequena, e as bolinhas que apareciam na senha se tornaram
quadradoes extranhos. Como alterar esta fonte do campo de digetação do GDM?

Aproveitando, tem como adicionar comandos no GDM para interagir com o GRUB e
reiniciar no sistema que eu quero? Assim:
Meu sistema default é Linux, mas de vez em quando eu tenho que usar o windows,
dai tenho que ficar esperando o sistema reiniciar para selecionar o windows.
Eu ja vi uma vez o KDM/lilo fazendo isto, vc mandava reiniciar no windows dai
ele entrava direto no windows e depois ao reiniciar o windows ele ia direto
para o Linux.

Como mudar a fonte defaut do gnumeric, ele usar por padrào helvetica 9, muito
ruim, eu mudo, mas a cada linha adicionada tenho que ficar resetando a fonte.
Eu não encontrei como alterar isto.

Inte
Ronaldo
--
God created woman.  And boredom did indeed cease from that moment --
but many other things ceased as well.  Woman was God's second mistake.