Re: Busybox

Em Tue, 22 Apr 2003 12:28:39 -0300
"Irapuan Pascoal" <ipascoal@anacom.com.br> escreveu:

> OK.
> O fiz foi segui o Bootdisk HOWTO. Com esse cara tudo funfa legal.
>
> Me deparei com um problema muito sério: falta de espaço tanto em hd
> (8Mb) como em ram (4Mb) porque além do GNU/Linux propriamente dito
> ainda necessito colocar alguns aplicativos que desenvolvi.
>
> Me surgiu a idéia de usar o Busybox. Baixei a versão 0.60.5 e compilei
> usando o Libc pardrão (2.2-5) e, em seguida, instalei o Busybox no
> "root". Obedeci todas as necessidades de lib como o ldd.

Eu nem compilei. Usei o binário do pacote busybox do debian :)

> Criei um disco só para dar o boot e outro para conter o "root". Tudo
> funfa legal até chegar na execução do INIT pelo Busybox. Também já
> reparei sobre o fato do Busybox não aceitar run-levels. Na verdade até
> dois dá para colocar.
>
> A minha grande dificuldade é fazer o Busybox conseguir passar da fase
> inicial do INIT e executar o ash (sh como link simbólico) e daí eu
> poder fazer o login e trabalhar normalmente.

  No meu caso, não usei o init do busybox, usei o init normal mesmo, já
que ocupa apenas 27K. També usei os executáveis normais do login
(/bin/login) e do getty (/sbin/getty).

  Tem também alguns dispositivos importantes que precisam ser criados em
/dev. Outra possibilidade é algo errado no /etc/inittab que você criou.

  Sugestão: dê uma olhada em como isso é feito no disco de instalação do
debian, pois ele usa um esquema parecido, com busybox. É só alternar
para tty2 quando inicializar com o disco de instalação e analisar o
conteúdo.

> Quando eu conseguir isso, os meus próximos passos serão: substituir a
> libc pela uClibc e o login e afins pelo TyniLogin.
>
> Espero ter esclarecido melhor e aproveito para convidar os
> interessados no assunto para formar uma equipe para fazer tais
> esperimentos. Aqui eu estou usando um DIMM-PC 520 (AMD 586 com 16Mb
> RAM e 16Mb Flash) e também um DIMM-PC 386 (4Mb Ram 8MbB Flash) e os
> acessórios tais como placa de vídeo e rede.

Hmm... interessante! Se precisar de ajuda, estamos aí :-)

> Abraços

Até mais.

--
Paulo R. Ormenese