Re: (Off-Topic) Software Livre - Economia

On Thu, 17 Apr 2003 08:50:29 -0300, Mario Olimpio de Menezes wrote:

> [...]
> por software proprietário ao invés de software livre.
>    Até concordo que uma empresa do porte da M$ tenha como bancar
> uma coisa dessa. Mas acredito que mais do que $$$, o que está em jogo é
> visão de negócio. Por quê o BG doa micros para bibliotecas, escolas?
> Porque o aluno vai ser treinado a usar o Windows, a biblioteca vai
> desenvolver o sistema em Windows e a migração se torna mais difícil, a
> próxima versão do Windows virá com mais recursos e a biblioteca
> quererá comprá-la, etc, etc. Visão! Com toda a reserva ao modelo de
> negócio, à qualidade do produto, etc., o cara tem visão!

	Infelizmente isso não é tudo.  Ele tem os lucros do monopólio e da fraude
contábil.  Ele tem rios de faturamento advindos do monopólio de que nenhum
consultor ou prestadora de servicos em sistemas abertos e (ou) livres pode
se aproveitar.  E ele tira dinheiro de acionistas crédulos que não são
avisados de que os lucros que contabiliza são fumaca.

	Ou seja, uma empresa como a MS pode jogar dinheiro pela janela,
mas a Conectiva (por exemplo) iria à falência.  Assim como a Austrália
pode manter déficits que levariam o Brasil à bancarrota.

>    Acredito que a melhor fundamentação para o seu trabalho seja
> entrevistas com casos de sucesso.

	Além disso, e mais do que isso, eu gostaria de ver estudos de caso
com cálculos financeiros a tempo presente...

--
  _   Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra    +41 (21) 648 11 34
 / \  Lausanne, Vaud, Suisse                    +41 (78) 778 11 34