Re: (Off-Topic) Software Livre - Economia

On Wed, 16 Apr 2003 18:10:18 -0300, Marcio de Araujo Benedito wrote:

> Isso nao e uma coisa facil de provar, principalmente quando voce pede um
> orcamento de treinamento para o DCC-UFMG e recebe uma proposta de curso
> por aluno 10 vezes mais cara do que cada licenca de Windows 2000.

	E o treinamento para MS W2K?

	Se você assumir tábula rasa, os custos de treinamento são equivalentes,
os de suporte muito mais baixos, os de servico similares e os de
licencimento inexistente.

> Ou
> quando voce pede um orcamento para a Conectiva migrar um aplication server
> e recebe um fax pedindo 20 mil reais.

	Isso é um servico.  Não tem nada a ver com o sistema ser livre ou não.
Pelo contrário, o que você economiza em licenciamento (antes) e suporte
(depois) te permite gastar mais no servico de instalacao para ter bom
servico.

> Isso eu vi em um debate no CREA, onde o debatedor que defendia o SL falou
> que sua adocao barateava o custo de TI, e logo apos o representante do
> Software Proprietario sacou estes dois orcamentos. Na hora todo mundo
> ficou calado, enquanto o representante do Software Proprietario somava
> estes custos de migracao, todos baseados em orcamentos oficiais, para
> fundamentar que SL sai mais caro no fim do processo.

	"Fundamentar" acho que não é bem o termo... ele está considerando somente
o curto prazo -- que infelizmente é o que a maioria dos gerentes fazem --
e considerando uma situacão em que a empresa somente tem sistemas
proprietários e fora do padrão -- que infelizmente é o caso da maioria.

	Se você comeca do zero, não há como comparar, sistemas livres são mais
baratos até porque os custos de migracão desaparecem.  Se a empresa já é
comprometida com sistemas abertos, a migracão para livres ainda é mais
barata que para sistemas proprietários.  E seria um estudo de caso
interessante saber em que prazo determinadas situacões de migracão de
sistemas proprietários para livres tornam-se interessantes no cálculo de
valor a tempo presente.

--
  _   Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra    +41 (21) 648 11 34
 / \  Lausanne, Vaud, Suisse                    +41 (78) 778 11 34