Re: Arquivos .cdr

Conheço uma iniciativa interessante em programas vetoriais para o Linux,
chama-se Sketch (http://sketch.sourceforge.net/ e apt-cache search sketch).
Trabalha nativamente com o formato próprio .sk, que naturalmente é livre, assim
como o software.

Outros exemplos de extensões livres (que pelo menos podem ser convertidas
legalmente) são Corel CMX (.cmx), Scalable Vector Graphics (SVG) (.svg, .xml),
Windows Metafile (.wmf), Xfig (.fig), Computer Graphic Metafile (.cgm), etc.
Sem contar o EPS e PS que também são vetoriais.

A extensão .cdr é de propriedade da Corel System, me parece que a "arquitetura"
é fechada, por isso não existem soluções legais livres para importação desse formato
no linux.

Agora, não vejo nenhum erro primário em distribuir arquivos Corel Draw em .cdr.
Seria o mesmo que chamar de burros os que geram (e distribuem) código
executável para o SO Windows (ou Mac, Linux, etc).

[]'s,
Douglas Augusto