Re: Alta Disponibilidade

Em Qua, 2003-04-09 às 17:09, Eduardo Stefani escreveu:
> Carlos colegas,
>
> Estou implementando duas máquinas com alta disponibilidade no Debian, e
> estou com as seguintes dúvidas :
>
> Debian 3.0 r1 (woody)
>
> 1. Tenho que implementar 3 placas de rede, serão 3com 3c905B ou Realtek
> 8139, pergunto se há alguma complexidade para levantar as três interfaces.
> Se resume ao arquivo /etc/network/interfaces ou tem algum segredinho ?

	Depois do módulo carregado ele vai reconhecer quantas placas de rede
você tiver espetada na placa mãe. ai é só configurar eth0, eth1,
eth2....

> 2. Vou espelhar uma partição utilizando o DRBD, minha dúvida é se preciso
> sincronizar a partição nas duas máquinas antes de rodar no modo de produção,
> pois farei configurações separadamente nas duas máquinas. Certamente a
> partição que desejo espelhar estará diferente, por isso quero saber se
> preciso sincronizar antes de rodar em definitivo nas duas máquinas,
> trabalhando com o esquema de HA.

	O que vc chama de "preciso sincronizar"? O DRBD vai fazer isso para
você, depois de configurado o drbd.conf corretamente e o serviço estando
ativo, ele fará a sincronia automagicamente. Se a partição vai ser
"espelhada" não tem sentido você ter configuração diferente nas duas
máquinas, perde o sentido do serviço.
	Vale lembrar agora que depois de configurado o DRBD (que deve ser o seu
primeiro passo nessas máquinas, justamente pela sincronia dos dados,
você não deve mais usar o dispositivo ide para montar a partição e sim o
dispositivo DRBD! Ou seja verifique seu fstab para não ter dor de cabeça
depois.

> 3. Se eu for espelhar por exemplo o APACHE, significa que não devo
> configurá-lo para iniciar no boot do sistema, devo configurar para iniciar
> somente o Heartbeat e deixar que ele (Heartbeat) levante o Apache, é isso ?

	Exatamente! o heartbeat é quem vai ficar responsável por gerenciar os
processos. Neste ponto é valido chamar atenção para o datadisk que é o
script que controla quem é primário e secundário no DRBD e monta as
partições espelhadas (a mesma partição só pode ser montada quando o nó
está como primário).

> Por enquanto é isso pessoal, espero que alguém possa me ajudar !!!

	Espero ter ajudado.

> Muito obrigado,
>
> [],
> Eduardo Stefani