Re: ENC: vamos boicotar????

On Mon, 2003-04-07 at 21:40, Daniel Cristian Cruz wrote:

> Ridículo é ignorar que civis estão morrendo no Iraque e que as balas
> estadunidenses desviam de civis que estão na frente! Fala sério...

        Baixas acidentais não são extermínio.  Extermínio é jogar gás,
como o Sadam e o "Ali Químico" fizeram contra os curdos.

        "Toda guerra é uma merda" -- general Patton.  Entretanto,
ainda podem ser necessárias.

> Pra que serve uma guerra preventiva? Pra evitar a guerra?

        Para evitar uma guerra ainda pior.

> Eu não invadi a Argentina porque eles estavam quebrados.

        Não entendi.  O fato é que o agressor foi o Iraque, que matou
muita gente no Kuwait e teve chance de se retirar antes de ser
atacado.

> Por que eles tem que invadir o Iraque? Por que o Bush não gosta do
> bigode do Saddam?

        12 anos de mentiras e subterfúgios contra as inspeções.
Programas de mísseis balísticos, armas químicas, nucleares e
biológicas.  Ataques sem provocação a dois países soberanos.  Campos
de treinamento de terroristas palestinos, rebeldes iranianos e
comunistas curdos.  Gases contra curdos nacionalistas, massacres
contra xiitas.  Assassinatos, expulsões, torturas contra mulheres e
crianças.

> Se repetir esta pergunta de novo vou acreditar que você é aquele
> personagem da escolinha do professor Raimundo...

        Dê uma referência que seja.

        De qualquer maneira, suponhamos que seja verdade que os
ingleses tenham ajudado na queda da monarquia.  Em que isso justifica
a invasão do Kuwait, ainda mais por uma suposta república?

> Acredito que o amigo queria passar com isso, que os EUA vivem
> mudando de lado, financiando guerras e em seguida combatendo contra
> seus aliados.

        Uai, qual a alternativa?  Ter deixado que o Irã espalhasse a
Revolução Iraniana por todo o Oriente Médio?

        Na época ainda não se sabia até onde chegaria o Sadam.

        Geopolítica não é para Poliana...

> Nossa! Como são bonzinhos!

	Não é bondade.  É racionalidade.  Para que morrer e matar mais
durante um ano e meio se pode-se encerrar tudo com uma fração das
perdas em um mês, e ainda mandar um recado para o tio Joe?

> Espero que não tomem uma atitude de benevolência conosco e que sua
> casa não esteja perto da ajuda humanitária enviada por eles.

        Você fala isso porque tua família não foi instruída a se
suicidar pelos militaristas japoneses, como aconteceu com o que restou
da família de minha esposa em Okinawa.

        De qualquer maneira você não tem argumentos, recorre somente a
ironias infantis.

> Novamente, por que eles _adoram_ meter o nariz na cozinha dos outros?

        Porque o Norte era apoiado pela China e URSS.  Era uma guerra
mundial lutada através de terceiros.  Uma porcaria, mas os agressores
foram a China e a URSS; os EUA estavam protegendo seus aliados, não só
o Sul como também Cambodja e Laos, e em última instância as rotas de
comércio entre Extremo e Médio Orientes, o sul da Ásia e a África e
Europa.

> Gostaria de conhecer um mundo sem _eles_.

        Beleza.  Um mundo em que Filipinas e Cuba são parte do império
espanhol, em que a Alemanha dominou a Alsácia na I Guerra e o resto da
França na II, em que o Brasil é uma ditadura de esquerda junto com
Chile, Argentina, Uruguai, Nicarágua e Guatemala, em que o Japão
domina todo o sudeste asiático e ilhas do Pacífico, um mundo mais
pobre e mais ignorante.

        Claro que, se eles fossem mais inteligentes, o mundo poderia
ser melhor.  Mas a gente começa melhorando nossa favela, não
criticando a mansão dos outros.

> Coréia do Norte possui a capacidade, mas e o Iraque? Cadê as tão
> temidas armas?

        Só você não sabe o quanto eles já mentiram e quanto já foi
descoberto por várias inspeções da ONU.  Acho até que se poderia ter
esperado mais por mais inspeções, mas já são 12 anos...

--
  _   Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra    +41 (21) 648 11 34
 / \  Lausanne, Vaud, Suisse                    +41 (78) 778 11 34