Apresentação e dúvida

Olá colegas,

Sou do Rio de Janeiro, trabalho em uma Ong chamada Fase e estou há
alguns meses usando o Debian, instalando pelos amigos do Cipsga.

Tenho ainda algumas dúvidas e se alguém puder me ajudar agradeço muito.
No momento especificamente, meu problema é instalar duas impressoras que
estão ligadas à rede da casa. Um HP e outra Xerox. Já andei dando uma
olhada nos sites mas continuo com dúvidas. Agora há pouco instalei o
Printtool mas não consigo executá-lo, o mesmo acontecendo com o
Synaptic.

Agradeço qualquer luz que venha.

Abracos,

Marcio A.